Monday, May 28, 2007

O VELHO RÁDIO

Isto parece a RTP memória, mas hoje deu-me para aqui. há 19 anos escrevi:


Tinham trabalhado arduamente durante todo o ano e, agora que rece­beram um pequeno aumento no magro salário da fábrica, resolveram com­prar um rádio. Orgulhosos pela decisão entraram na loja e miraram atenta­mente as inúmeras marcas e modelos expostos nas prateleiras.

Nessa al­tura, relembraram-se das idas à D. Flaustina do n.° 11 para ouvir rádio. «D. Flaustina, podemos ouvir a caixa falante?» perguntavam timidamen­te. Depois foi o café do sr. António que dispunha, para regozijo dos clien­tes, de um aparelho radiofónico. Todas as noites era um corre-corre para casa para ir ao café, onde ficavam até às tantas da noite, tentando des­cobrir como uma caixa podia transmitir sons tão perfeitos.

A rádio tinha passado a ser o tema preferido das conversas nos intervalos da fábrica, nas passeatas de domingo pela baixa, onde, de nariz colado à vitrina, vis­lumbravam os "caixotes mágicos».

Agora, estavam dispostos a retirar um grande peso da carteira para partilhar do luxo enorme de ter rádio no domicílio; as suas caras retorciam-se de prazer, só de pensar no que as línguas mais afinadas do bairro iam dizer quando ouvissem, da rua, os sons inconfundíveis do rádio. Esfregavam cinicamente as mãos, só de vi­sualizar a cena das velhas da rua a rogar, de joelhos no chão, permissão para ouvir um som mínimo do rádio.

Efectuaram a transacção e dirigiram-se para casa onde colocaram o rádio no melhor sitio possível, ligaram o mágico aparelho e ouviram a orquestra da rádio a tocar o Frank Sinatra. Como era bonito aquele som. Nessa noite ouviram rádio até às 3 da ma­nhã, e, tal como previram, a casa estava com a lotação esgotada. As noi­tes de Dezembro foram memoráveis: o rádio ligado, a casa cheia, os cobertores a cobrirem as pernas cansadas depois de um dia de trabalho; a animação fugaz; que vida maravilhosa que eles tinham!

A pouco e pouco a casa esvaziou-se, até que ficaram sozinhos, tal como antes. "O que é que aconteceu?», perguntaram, curiosos, ao sr. António, que se queixava do mesmo mal. «Ora, agora todos têm rádio», respondeu. Que desilusão, já todos tinham rádio! O que para eles foi uma luta incansável, até comprarem o aparelho, parecia ser agora um simples acto. Acender o rádio deixou, lentamente, de ser a festa de outrora, para se transformar num reflexo condicionado.

A vida continuou e apareceu outra caixa, desta vez com pessoas no seu interior; e a história repetiu-se. Idas a casa da D. Flaustina, ao café do sr. António, a compra do aparelho, reuniões de vizinhos, e a solidão, por fim, quando toda a vizinhança dispunha de televisão.»

"Muitos anos se passaram», disse-me o velhote que lia as suas me­mórias. «Os tempos mudaram; agora já existem gravadores de ima­gens, televisões que mais se assemelham a ecrãs de cinema, gira-dis­cos com vários andares, máquinas que funcionam com discos fini­nhos...»

"Pois é», disse-lhe eu, «são os tempos a mudar, e, como já dizia Ca­mões, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.»

«Está bem, está bem», resmungou.

Subitamente os olhos do velhote cintilaram, a cara abriu-se num sor­riso enorme, as mãos começaram a tremer e, finalmente, disse-me com a voz trémula:

«Ontem vi o meu rádio, só podia ser o meu rádio, tão bonito, estava numa montra de uma loja de ferro-velho; e lá estava o Frank Sinatra a can­tar "You must remember this, a kiss is still a kiss..."»

No comments: